Secretaria Escolar
A Secretaria Escolar desenvolve as atividades previstas no Regimento Interno do Colégio de Aplicação referentes aos registros e cadastros institucionais dos estudantes. Desta forma, o setor é responsável pelo controle das informações relativas à vida escolar, bem como a emissão de documentos que comprovem estas trajetórias.
Local de Atendimento: Bloco A (administrativo)
Contatos:
Telefone: 48 3721 4481 / 48 3721 9527
Clique abaixo e leia com atenção as formas de atendimento para cada solicitação. Sempre que possível, priorize os pedidos online, antes de se deslocar até a Secretaria do Colégio de Aplicação.
ATESTADOS DE MATRÍCULA
Autoatendimento: no sistema de acompanhamento de pais/responsáveis disponível na página inicial do Colégio de Aplicação. Veja o tutorial de como fazer o cadastro acessando o link. Lembramos que os atestados são gerados com autenticação digital da UFSC, portanto têm a mesma validade de um documento assinado. Por e-mail: faça a solicitação por email ( Presencialmente: o aluno pode solicitar pessoalmente no balcão da secretaria escolar. Sugerimos que os alunos dos anos iniciais tragam o pedido anotado na agenda, facilitando o atendimento.
Como solicitar (escolha apenas uma das opções de atendimento abaixo, priorizando, sempre que possível, a solicitação online):
). Deste modo, você receberá o documento em formato digital e assinado.
REQUERIMENTO 2ª CHAMADA DE AVALIAÇÃO ESCOLAR
Anos Iniciais (48 3721-4643) / Anos Finais (48 3721-2417) / Ensino Médio (48 3721-9260) Como solicitar (escolha apenas uma das opções de atendimento abaixo, priorizando, sempre que possível, a solicitação online): Atendimento por e-mail: o responsável legal pelo estudante deverá preencher e assinar o formulário específico de 2ª chamada de Avaliação Escolar, justificando a ausência do aluno e anexando os comprovantes, quando for possível. O formulário e documentos comprobatórios deverão ser encaminhados para o e-mail Atendimento presencial: O responsável legal deverá comparecer presencialmente ao balcão da Secretaria Escolar, preencher o formulário específico, justificando a ausência do aluno e anexando os comprovantes, quando for possível.
Art. 156 – O estudante que não realizar a(s) prova(s) no dia previsto deverá apresentar por meio de seu responsável legal requerimento de segunda chamada de avaliação junto a Secretaria do Colégio, até 48 horas após o seu retorno. (Regimento Interno do CA)
O requerimento será encaminhado para a coordenação do segmento, que analisará e encaminhará o pedido para o professor. Após isso, o professor combinará com o aluno a data da prova ou atividade., apenas via e-mail do responsável. Clique aqui para acessar o formulário.
HISTÓRICO ESCOLAR (solicitação de ex-aluno)
Por e-mail: o interessado deverá encaminhar um e-mail para solicitando o documento. É necessário informar o nome completo e, se possível, o ano que encerrou as atividades escolares no Colégio de Aplicação.
TRANSFERÊNCIA ESCOLAR
Art. 175 A transferência de matrícula para outra instituição de ensino ocorrerá quando houver solicitação do responsável legal. Este deverá apresentar atestado de vaga da instituição de ensino na qual o estudante será matriculado bem como certidão negativa de débito atestando que o usuário não possui pendências com a biblioteca e devolução de equipamentos a ele disponibilizados. (Regimento Interno do CA) Como solicitar (escolha apenas uma das opções de atendimento abaixo, priorizando, sempre que possível, a solicitação online): Atendimento por e-mail: o responsável legal pelo estudante deverá preencher e assinar o formulário específico de Transferência Escolar. Em seguida, deverá encaminhar o formulário para o e-mail Atendimento presencial: o responsável legal deverá comparecer presencialmente ao balcão da Secretaria Escolar, preencher o formulário específico, verificar junto à Biblioteca Setorial a negativa de débitos do aluno e anexar o atestado de vaga (solicitar na escola de destino). O estudante deverá devolver para a Coordenação do Segmento os livros didáticos disponibilizados., juntamente com o atestado de vaga (solicitar na escola de destino) e a negativa de débitos da Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação (solicitar pelo e-mail
). O estudante deverá devolver para a Coordenação do Segmento os livros didáticos disponibilizados. Clique aqui para acessar o formulário.
TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
Art. 171 – O trancamento é o ato pelo qual a matrícula é suspensa no período letivo em curso sem que o estudante perca o vínculo estabelecido com a escola. Art. 172 – Para efetuar o trancamento de matrícula o responsável legal deverá abrir um processo endereçado à Direção Geral ou Vice-Direção do Colégio de Aplicação, evidenciando um dos motivos abaixo listados: I. convocação do estudante para o serviço militar obrigatório; II. mudança da sede de lotação do responsável servidor público civil ou militar em decorrência de transferência ou formação; III. doença ou gestação, mediante atestado médico IV. intercâmbio escolar. Art. 173 — O trancamento de matrícula dependerá da aprovação do Colegiado que analisará a documentação encaminhada e emitirá parecer com sua decisão, determinando o período concedido para o afastamento. (Regimento Interno do CA) Como solicitar (escolha apenas uma das opções de atendimento abaixo, priorizando, sempre que possível, a solicitação online): Atendimento por e-mail: o responsável legal pelo estudante deverá preencher e assinar o formulário específico de trancamento de matrícula . Em seguida, deverá encaminhar o formulário e os documentos comprobatórios que auxiliarão na análise por parte do Colegiado do CA para o e-mail Atendimento presencial: o responsável legal deverá comparecer presencialmente ao balcão da Secretaria Escolar, preencher o formulário específico e anexar os documentos comprobatórios que auxiliarão na análise por parte do Colegiado do CA. Clique aqui para acessar o formulário.
REMATRÍCULA
Art. 169 A rematrícula deverá ser efetuada pelo responsável legal do estudante de acordo com as normas e prazos estipulados pela Direção para cada ano letivo. (Regimento Interno do CA.
ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS FORA DO PERÍODO DA REMATRÍCULA
Como solicitar (escolha apenas uma das opções de atendimento abaixo, priorizando, sempre que possível, a solicitação online): Atendimento por e-mail: o responsável legal pelo estudante deverá encaminhar e-mail para Atendimento presencial: o responsável legal poderá comparecer presencialmente ao balcão da Secretaria Escolar, identificar-se e solicitar a alteração. solicitando as alterações. No corpo da mensagem, o responsável deverá se identificar, informando também o nome completo do estudante e quais dados deseja alterar.