Projeto Moodle
Segundo Vygostsky, no decorrer da história humana, instrumentos e signos foram criados provocando transformações no comportamento social e no nível cultural. Atualmente, o uso da internet vem proporcionando mudanças. No entanto, a capacidade de transformação do ser humano se torna efetiva ou não em função do uso que faz das tecnologias. A medida que mais e mais estudantes e professores fazem uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, diferentes formas de produção do conhecimento de forma colaborativa vão surgindo possibilitando a inovação do processo de ensino e aprendizagem. É neste contexto que surge o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), software livre de código fonte aberto, que permite mediar às interações e as trocas de informações entre professores e estudantes, entre os próprios estudantes e de professores e estudantes com o conteúdo. Possibilita estratégias de aprendizagem com aparelhos móveis, menos dependentes do tempo de espaço, de forma ativa e colaborativa. O acesso à plataforma requer identificação do usuário e uma senha, demanda conexão com a internet e, atualmente, já pode ser feito por dispositivos móveis. Nas pesquisas realizadas desde 2011, no Colégio de Aplicação, percebemos que os estudantes precisam de ajuda para fazer o primeiro acesso e pode-se inferir que, na percepção dos estudantes, é bom trabalhar na plataforma. Constantemente a plataforma sofre alterações e são cursos de extensão que possibilitam a comunidade se inteirar e discutir sobre recursos e atividades disponíveis. Objetivamos apresentar o Moodle – UFSC, suas possibilidades e limites de uso. Especificamente, os objetivos são: I) habilitar os estudantes do Ensino Médio e demais membros da comunidade escolar do Colégio de Aplicação-UFSC a usar a plataforma Moodle; II) Promover cursos de extensão sobre recursos e atividades disponíveis na plataforma Moodle – UFSC.
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Coordenadora: Sandra Madalena Pereira Franke
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