Contatos da Equipe Pedagógica
Equipe Pedagógica do Colégio de Aplicação
Descrição dos Serviços e Contatos
Setor de Assistência ao Aluno
O setor de assistência ao aluno, antigamente conhecido como Inspetoria, presta atendimento direto ao estudante no âmbito dos anos iniciais, anos finais e ensino médio. Realiza e monitora o registro de diversas atividades escolares no sistema CA/UFSC como CAPL. Compõe-se como um núcleo de interligação entre as necessidades apresentadas pelos estudantes e os encaminhamentos necessários aos setores técnico, pedagógico e docente do Colégio de Aplicação. Além do atendimento ao estudante também presta auxílio à comunidade escolar: familiares, pessoal terceirizado, estagiários, docentes, servidores técnicos e comunidade externa em geral.
Assistentes de aluno:
Telefone: (48) 3721-2417 / 3721 4643
Gabrielli Debortoli –
Serviço de Enfermagem
O Serviço de Enfermagem é parte integrante da estrutura organizacional formal do Colégio de Aplicação da UFSC dotado de recursos humanos de enfermagem.
Tem a finalidade de prestar cuidados diretos e indiretos à comunidade escolar (estudantes, famílias, servidores, estagiários), por meio de atendimentos assistenciais, ações de prevenção, promoção e recuperação à saúde em colaboração interprofissional junto à equipe pedagógica.
Email:
Para mais informações clique aqui.
Instagram: https://instagram.com/servicodeenfermagemca?igshid=1ixrep2vsxzrj
Enfermeiras:
Danielle Boing Bernandes da Silva ()
Gabriela Daniel da Costa ()
Gláucia Bohusch ()
Pamela Camila Fernandes Rumor ()
Técnicas de Enfermagem:
Ana Paula Cocco ()
Dyanne Alves dos Santos ()
Fernanda Feltrin ()
Vanderléia Vieira ()
Serviço de Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia tem como objeto de estudo a comunicação humana em todas as suas dimensões e ciclos de vida. Abrange os aspectos referentes à linguagem oral, escrita e sinalizada, fluência, articulação da fala, voz, às estruturas/funções orofaciais (respiração, mastigação e deglutição), funções auditiva e vestibular (equilíbrio) e aos sistemas de comunicação alternativos, aumentativos ou suplementares, entre outros. No ambiente educacional, tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos processos educativos de ensino-aprendizagem e colaborar na definição de estratégias educacionais.
A prática fonoaudiológica no CA não se configura na atuação clínica/terapêutica, mas sim na perspectiva da promoção de saúde e aprendizagem, lançando mão do trabalho multidisciplinar com a equipe técnica e professores, além da articulação com os demais profissionais que atuam com o estudante.
Fonoaudióloga: Sofia Hardman C. Quintela
Joel de Braga Junior
Serviço Pedagógico de Educação Especial
O Serviço Pedagógico de Educação Especial tem como característica principal, o interesse ou objeto de estudo e atuação junto aos estudantes público-alvo da Educação Especial, ou seja, como aponta a Política Nacional de Educação Especial em uma Perspectiva Inclusiva (Brasil, 2008) os estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, além disso, atua também junto aos estudantes com transtornos funcionais de aprendizagens, em todos os segmentos do Colégio.
É importante salientar que o Serviço realiza um trabalho especializado na área de Educação Especial no ambiente escolar, sendo necessário realizar pesquisas e estudos para adequação e orientação de propostas pedagógicas. Tendo em vista a complexidade e necessidade de trabalho colaborativo para promoção da inclusão escolar, o setor interage com diferentes públicos e demandas advindas dos próprios estudantes público-alvo da educação especial e dos professores e profissionais do Colégio, desenvolvendo uma rede de trabalho com a equipe multiprofissional e pedagógica do CA e dos profissionais especializados que atendem os estudantes fora do ambiente escolar.
Pedagogas da Educação Especial:
Barbara Quadros Isidorio
Diana Paula Will
Eliete Santin Staub
Rubia da Silva
Scheilla Soares
Yasmin Ramos Pires
Serviço de Orientação Educacional
Desde 1968 o Colégio de Aplicação conta com o Serviço de Orientação Educacional o qual centra sua atenção máxima nos/nas estudantes. Sendo assim, a Orientação Educacional considera que escola existe em função deles/delas, e, portanto, para eles/elas. Nessa direção, a Orientação Educacional deve auxiliar na criação de condições favoráveis ao bem estar dos/das educandos/educandas, ou seja, buscar garantir o seu desenvolvimento em todos os sentidos: cognitivo, social e afetivo, a fim de que esses/essas adquiram conhecimentos, habilidades e atitudes que lhes permitam enfrentar suas necessidades vitais e existenciais dentro de uma perspectiva cidadã.
Aos/Às Orientadores/Orientadoras Educacionais cabe o fomento de constantes reflexões acerca de valores, de conteúdos e de ações que visem promover nos/nas educandos/educandas a autonomia e o senso de coletividade, pois essas posturas tem relação direta com a imagem que os/as estudantes formam da escola, no processo educativo em geral, e com aspectos particulares de suas aprendizagens e da formação de suas identidades.
Para tanto, o Serviço de Orientação Educacional atua diariamente de forma direta no acolhimento dos/das estudantes e das famílias do Colégio de Aplicação, na tentativa de assessorar a comunidade escolar no que diz respeito ao melhor desenvolvimento do fazer educativo. O/A profissional deve ser a referência para os/as estudantes, especialmente, em relação às questões pedagógicas, sociabilidades, mediações de conflitos, interações e comunicação entre estudante, escola, família e sociedade. Nesse sentido, atua também na visita a órgãos externos de proteção e acolhimento à criança e ao/à adolescente, bem como participa de saídas de estudos acompanhando e orientando os/as estudantes para sua formação humana e integral como sujeitos de direitos que atuarão criticamente na sociedade.
Conforme o Regimento do Colégio de Aplicação, são atribuições do/da ORIENTADOR/ORIENTADORA EDUCACIONAL:
I – participar da construção do Projeto Político Pedagógico e do Planejamento Geral do Colégio de Aplicação;
II – assessorar a direção, o corpo docente e administrativo nas questões de sua especificidade e integrar-se nas atividades da Equipe Pedagógica;
III – planejar, executar, avaliar e registrar o trabalho de Orientação Educacional de forma a atender interesses e necessidades dos/das estudantes;
IV – coordenar a formação e organização das turmas, utilizando recursos psicopedagógicos, com a participação das Coordenadorias de Apoio Administrativo ao Ensino Fundamental e Médio;
V – encaminhar e acompanhar casos específicos de estudantes a especialistas das áreas que se fizerem necessárias;
VI – coordenar o processo das atividades de informação e orientação profissional;
VII – participar do processo de acompanhamento, avaliação e recuperação dos/das estudantes;
VIII – preparar os estudantes para os conselhos de classe e tomar parte deste conselho para assessorar na avaliação e encaminhamentos;
IX – supervisionar estágios na área específica;
X – realizar reuniões da equipe da Orientação Educacional para avaliar e refletir sobre as atividades desta;
XI – Promover atividades que proporcionem aos estudantes e comunidade escolar a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana bem como dos diferentes grupos sociais e culturas que compõem a comunidade em que vivem.
Considerando nossas atribuições, colocamo-nos à disposição para atendimento neste período de isolamento, sem deixar que a situação do distanciamento nos separe, por meio dos e-mails que seguem:
Camila da Costa Andrade –
Everton Rogério da Silva Corrêa –
Maria Fernanda Batista Faraco –
Paula Carpanez Corrêa –
Nadine Schmidt –
Serviço de Terapia Ocupacional
A Terapia Ocupacional atua com foco nas atividades e ocupações que as pessoas querem ou precisam fazer em seu dia a dia. No contexto escolar, nosso objetivo é facilitar a participação dos estudantes, tanto nas atividades de ensino formal quanto naquelas necessárias à permanência na escola. Assim, o Serviço de Terapia Ocupacional atua com acompanhamento dos estudantes, sugestões de estratégias e recursos para facilitar o desempenho em conjunto com a equipe técnica e docente, bem como orientação à comunidade escolar nesse sentido.
Diane Priscila Stoffel
Serviço Social
A escola como instituição formadora do conhecimento humano, de acesso à educação e cultura, também se apresenta como um espaço de garantia de direitos, e requisita constantemente do Serviço Social suporte para orientações e busca da garantia destes direitos, assim como auxilia na permanência no ambiente escolar dos seus educandos, além do aporte profissional em questões que não se restringem somente à sala de aula. Atualmente o setor conta com cinco assistentes sociais. Para mais informações sobre o Serviço Social do CA, acesse: https://servicosocialca.paginas.ufsc.br/
E-mail:
WhatsApp Business: (48) 3721-4642
Assistentes Sociais:
Elaine Cristina da Silva
Bruna Leidens Correa Silvello
Mariana Silveira Barcelos
Maiana Barbosa Maffini
Michele de Souza
Supervisão Educacional
A Supervisão Educacional é um serviço que auxilia a ação educativa, colaborando para a elaboração de um currículo integrado e oferecendo apoio às demandas dos docentes.
Supervisora Educacional:
Gisele Alice Braga Palhares Becker
E-mail:
Supervisora Educacional:
Telefone: (48) 3721-2401
Luciana Serra Passos
Email: