Curso de Extensão “PartilhARTE: O que pode a Arte na formação docente?” está com inscrições abertas

14/02/2023 14:59

A formação profissional não é apenas o resultado de um treinamento específico em uma determinada instância acadêmica, pois a pessoalidade e a profissionalidade andam juntas. Tornar-se professora, professor é um processo que envolve profissionalização e práticas de subjetivação e que se desenvolve no decorrer do viver. Formação que precisa ser potencializada, através de espaços que fomentem o aprimoramento, a escuta, debates, partilha e que contemplem as dimensões éticas estéticas de maneira entrelaçadas e indissociáveis.

Será que a formação docente, quando provocada a ir em direções formativas menos racionais, pode enfrentar a aridez que constitui algumas práticas escolares cotidianas, criando espaços de abertura à experimentação?

O Curso de Extensão PartilhARTE é um espaço aberto ao diálogo, a escuta, a criação, partilha de percepções, anseios, desejos, fruição, expectativas e devires formativos na profissão docente. Efeitos que se tornam possíveis a partir de inquietações, questionamentos, estranhamentos que as artes e suas poéticas visuais podem provocar.

Que reflexões podem surgir sobre: -Arte, verdade e Educação; docência artista e estetização; práticas de subjetivação na docência; atuação na Educação Básica; práticas Pedagógicas, Tempos, espaços e rotinas escolares; Currículo; Relações de gênero e docência; Culturas infantis e culturas juvenis; cuidado de si e docência-, durante a realização de Oficinas de leitura de imagens de obras de arte?

QUANDO?

Quintas-feiras: das 19h30 às 21hrs (Março a Dezembro)

Ministrante e Organizadora: Profa. Dra. Michele Pedroso do Amaral

Inscrições: de 13/02 a 15/03 Nova data de início: 30/03

Enviar e-mail com nome completo especificando qual seu vínculo com a docência, para:

OU ATÉ ESGOTAREM AS VAGAS

Público Alvo: Técnicas/os, professoras e professores, Comunidade Universitária e geral, especialmente à estudantes de Licenciaturas.

Pessoas Interessadas devem encaminhar um e-mail ao endereço indicado contendo os seguintes dados: Nome Completo. Área de Formação. Telefone para contato. Cidade/Estado. O Curso será oferecido na modalidade online. Demais informações serão repassadas no momento da inscrição.

Acompanhe a página oficial pelo Instagram: @partilharte.ufsc.ca

Profª. Dra. Michele Pedroso do Amaral