Serviço de Orientação Educacional
SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Desde 1968 o Colégio de Aplicação conta com o Serviço de Orientação Educacional o qual centra sua atenção máxima nos/nas estudantes. Sendo assim, a Orientação Educacional considera que escola existe em função deles/delas, e, portanto, para eles/elas. Nessa direção, a Orientação Educacional deve auxiliar na criação de condições favoráveis ao bem estar dos/das educandos/educandas, ou seja, buscar garantir o seu desenvolvimento em todos os sentidos: cognitivo, social e afetivo, a fim de que esses/essas adquiram conhecimentos, habilidades e atitudes que lhes permitam enfrentar suas necessidades vitais e existenciais dentro de uma perspectiva cidadã.
Aos/Às Orientadores/Orientadoras Educacionais cabe o fomento de constantes reflexões acerca de valores, de conteúdos e de ações que visem promover nos/nas educandos/educandas a autonomia e o senso de coletividade, pois essas posturas tem relação direta com a imagem que os/as estudantes formam da escola, no processo educativo em geral, e com aspectos particulares de suas aprendizagens e da formação de suas identidades.
Para tanto, o Serviço de Orientação Educacional atua diariamente de forma direta no acolhimento dos/das estudantes e das famílias do Colégio de Aplicação, na tentativa de assessorar a comunidade escolar no que diz respeito ao melhor desenvolvimento do fazer educativo. O/A profissional deve ser a referência para os/as estudantes, especialmente, em relação às questões pedagógicas, sociabilidades, mediações de conflitos, interações e comunicação entre estudante, escola, família e sociedade. Nesse sentido, atua também na visita a órgãos externos de proteção e acolhimento à criança e ao/à adolescente, bem como participa de saídas de estudos acompanhando e orientando os/as estudantes para sua formação humana e integral como sujeitos de direitos que atuarão criticamente na sociedade.
Conforme o Regimento do Colégio de Aplicação, são atribuições do/da ORIENTADOR/ORIENTADORA EDUCACIONAL:
I – participar da construção do Projeto Político Pedagógico e do Planejamento Geral do Colégio de Aplicação;
II – assessorar a direção, o corpo docente e administrativo nas questões de sua especificidade e integrar-se nas atividades da Equipe Pedagógica;
III – planejar, executar, avaliar e registrar o trabalho de Orientação Educacional de forma a atender interesses e necessidades dos/das estudantes;
IV – coordenar a formação e organização das turmas, utilizando recursos psicopedagógicos, com a participação das Coordenadorias de Apoio Administrativo ao Ensino Fundamental e Médio;
V – encaminhar e acompanhar casos específicos de estudantes a especialistas das áreas que se fizerem necessárias;
VI – coordenar o processo das atividades de informação e orientação profissional;
VII – participar do processo de acompanhamento, avaliação e recuperação dos/das estudantes;
VIII – preparar os estudantes para os conselhos de classe e tomar parte deste conselho para assessorar na avaliação e encaminhamentos;
IX – supervisionar estágios na área específica;
X – realizar reuniões da equipe da Orientação Educacional para avaliar e refletir sobre as atividades desta;
XI – Promover atividades que proporcionem aos estudantes e comunidade escolar a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana bem como dos diferentes grupos sociais e culturas que compõem a comunidade em que vivem.
Considerando nossas atribuições, colocamo-nos à disposição para atendimento neste período de isolamento, sem deixar que a situação do distanciamento nos separe, por meio dos e-mails que seguem:
Camila da Costa Andrade <>
Everton Rogério da Silva Corrêa <>
Maria Fernanda Batista Faraco <>
Susana Luiza Cavalheiro <>