Comunicado sobre o uso de patinetes elétricos

23/08/2023 12:49

Prezadas famílias!

No último mês, constatamos a presença de patinetes da empresa Whoosh Brasil estacionados em vários pontos da UFSC, à disposição para aluguel.

A Pró-Reitoria de Administração (PROAD) enviou ofício à Prefeitura de Florianópolis (responsável pela parceria com a empresa) no dia 09 de agosto, notificando-a a respeito da ocupação indevida de calçadas pelos patinetes, presença que exige uma autorização da universidade, trâmite que não foi realizado. Ou seja, os veículos foram colocados no campus sem a ciência ou aprovação da UFSC.

A gestão do CA está muito preocupada com a situação, pois nossos estudantes estão fazendo uso desses patinetes, colocando em risco a si e aos outros.

Para o aluguel, é necessário baixar o aplicativo e cadastrar um cartão bancário. Consta no veículo (e nos termos de uso) que deve ser usado por pessoas acima de 18 anos, mas, na prática fazendo o cadastro, qualquer um consegue usar.

Alguns estudantes se juntam e pagam para colegas que têm o aplicativo. Esses “empréstimos” , obviamente, já causaram problemas. Além disso, às vezes, dois sobem ao mesmo tempo, o que não é recomendado pela segurança de ambos. Um estudante teve uma queda e machucou-se na semana passada. Também, alguns estudantes foram vistos fora do campus com os patinetes, o que aumenta o risco a que estão expostos.

Não temos como monitorar esse uso realizado por eles fora do CA. Além disso, se crianças e adolescentes conseguem alugar os patinetes, é porque têm acesso a algum cartão , e isso é responsabilidade de suas famílias.

Portanto conversem com seu/ua filho/a sobre isso e verifique se ele/a tem utilizado esse veículo nas imediações do colégio.

Agradecemos e contamos com a ajuda de vocês na orientação das nossas crianças e dos nossos adolescentes.

Atenciosamente,

Direção do Colégio de Aplicação