CARTA DE APRESENTAÇÃO  DO GRUPO DE TRABALHO DO ENSINO MÉDIO MEDIADO POR TECNOLOGIAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

04/06/2020 16:05

Prezados pais e/ou responsáveis

Na reunião de Colegiado do dia 18 de maio de 2020, decidiu-se por unanimidade que o Colégio de Aplicação-CA- iniciará o planejamento para implementar propostas pedagógicas emergenciais de ensino mediado por tecnologias em tempos de pandemia. Foram montados três Grupos de Trabalho -GT-, um para cada segmento. O objetivo dos GTs é ouvir os profissionais do CA e a comunidade escolar para construir uma proposta de ensino.

Ao contrário de tempos anteriores, estima-se que, para o resto do ano letivo de 2020, as atividades presenciais tendem a ser a exceção e não a regra. Portanto, é preciso construir um Projeto Pedagógico Emergencial para Tempos de Pandemia.

No caso do Ensino Médio, o Grupo de Trabalho foi formado e já começou a trabalhar. Nas primeiras reuniões, definimos as linhas de ação, os eixos de trabalho e o cronograma. Sendo assim, convidamos as famílias que têm estudantes no Ensino Médio do CA para uma reunião virtual em forma de Live, na qual serão apresentados os integrantes do grupo de trabalho, o cronograma de ação, o formulário para coleta de informações das famílias, bem como sanar possíveis dúvidas:

Reunião com famílias do Ensino Médio CA/UFSC

DATA: 05.06.2020

HORÁRIO: 19:00

LOCAL: https://youtu.be/x_w7MGcQSAQ

PAUTA:

1.   Apresentação do GT Ensino Médio

2.   Apresentação do cronograma e dos eixos de trabalho;

3.    Apresentação e preenchimento do instrumento de coleta de dados.

Integrantes do GT Ensino Médio Emergencial Mediado por Tecnologias em Tempos de Pandemia:

Camilo Buss Araujo – Coordenador

André Wagner Peron de Morais – Professor

Rafael Sales Lisboa de Oliveira – Professor

Renata Gomes Camargo – Professora Educação Especial

Bárbara Quadros Isidorio- Pedagoga Educação Especial

Katarina Grubisic – Orientadora Educacional

Diane Priscila Stoffel – Terapeuta Ocupacional

Gláucia Bohusch – Enfermeira

Cronograma de trabalho:

1. Reuniões e preparação do instrumento de coleta de dados com profissionais, famílias e estudantes (19/05- 28/05)

2. Reunião com professores e técnicos do Ensino Médio e apresentação do instrumento de coleta de dados (29/05)

3. Reunião com famílias do Ensino Médio CA/UFSC (05/06)

4. Procedimento de coleta de dados (30/05 – 10/06)

5. Análise dos dados e construção do relatório (08/06 – 14/06)

6. Solicitação das infraestruturas e suporte evidenciadas no relatório (14/06)

7. Capacitação dos servidores (15/06 – 26/06)

8.  Planejamento pedagógico (15/06 – 03/07)

9. Retorno com ensino remoto (06/07)

Eixos de Trabalho:

1. Curricular: readequação dos conteúdos das séries ao contexto de pandemia e do ano letivo de 2020, respeitando as determinações administrativas e legais;
  2. Metodologias de ensino, suporte técnico e formação: construção de estratégias ensino de acordo com a plataforma e os recursos tecnológicos disponíveis;
  3. Equipe pedagógica: mapeamento das condições e suporte aos estudantes, famílias e docentes de forma remota;
  4. Acessibilidade: construção curricular e adaptação de conteúdos.

Agradecemos a atenção e contamos com a presença de todos.

Atenciosamente,

Coordenação Ensino Médio