Recanto das Abelhas-Sem-Ferrão Recebe Mais Uma Colmeia

20/05/2019 09:10

As abelhas são consideradas “cupidos da natureza”, uma vez que são as principais polinizadoras contribuindo significativamente para a reprodução e sobrevivência das plantas, produção de alimentos, conservação do meio ambiente, mantendo assim, o equilíbrio dos ecossistemas. Entretanto, as abelhas estão precisando de nossa proteção, pois infelizmente estão ameaçadas de extinção. É necessário preservar os ambientes naturais onde estes polinizadores vivem, constroem seus ninhos e encontram alimentos livres de produtos tóxicos, pois sem eles a nossa saúde e sobrevivência na terra pode acabar!

Nós do Colégio de Aplicação já estamos comprometidos em ajudar as abelhas.

Para ampliar o conhecimento das pessoas sobre

elas e sua importância para a natureza, a galera do Projeto Cheiro Verde criou em nosso quintal, o Recanto das abelhas-sem-ferrão, tornando assim nossa escola “Amiga das Abelhas”.

Ouvir falar de abelhas nos assusta num primeiro momento, com medo de sermos ferroados, mas depois que as conhecemos nos encantamos a observar sua dança de flor em flor e seu zumbido torna-se uma sinfonia agradável de se ouvir. Sabemos que existem mais de 20.000 mil espécies de abelhas pelo mundo, de diversas formas, cores, tamanhos e que a maioria das espécies (95%) não vivem em colônias, vivem sozinhas. Há abelhas com ferrão, como a espécie apis mellifera e abelhas-sem-ferrão, chamadas meliponíneos, também conhecidas como abelhas nativas ou indígenas.

Naturalmente colmeias de abelhas nativas das espécies jataí e mirim droryana, se instalaram em muros e árvores de nossa escola, nos mostrando que escola também é lugar de abelha. Entretanto, queríamos criar um espaço didático e aberto a comunidade onde os visitantes pudessem tomar conhecimento sobre a existência e o papel das abelhas nativas, visando conscientizá-los sobre sua importância para a natureza.

No Recanto das abelhas já tínhamos uma colmeia da espécie mandaçai, uma caixa para acolher uma colmeia de jataís e acabamos de ganhar de Rodrigo Durieux da Cunha, agrônomo da Epagri, uma colmeia da espécie mirim droryana e, aos poucos vamos aumentando nossa coleção de abelhas-sem-ferrão.

Para saber mais informações sobre o trabalho desenvolvido com as abelhas leia a reportagem publicada na Agecom e na TV UFSC, acessando o link https://noticias.ufsc.br/2019/01/projeto-alia-ecoalfabetizacao-e-preservacao-das-abelhas/  Ou ainda, faça um tour pelos corredores da escola, onde irão encontrar diversas informações e curiosidades sobre as abelhas.

Enfim, faça como nosso Reitor Profº Ubaldo e nossa Vice-reitora Profª Alacoque, visite o Recanto das abelhas-sem-ferrão e conheça a companhia aérea mais doce do mundo.