Dia Mundial de Conscientização do Autismo: atividade do Projeto “Pés na Estrada do Conhecimento” com os 9ºs anos A, B e C

30/04/2019 08:06

No dia 02 de abril de 2019, comemoramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Nessa data, os professores participantes do Projeto “Pés na Estrada do Conhecimento” propuseram uma atividade para os estudantes dos 9ºs anos A, B e C do Colégio de Aplicação. O encontro iniciou com uma explicação sobre as características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e situações relacionadas à adolescência. Na sequência, os estudantes-pesquisadores foram divididos nos seus grupos de pesquisa da disciplina de Iniciação Científica, com a mediação dos professores-orientadores, para leitura e discussão de trechos de livros escritos por pessoas com TEA: “Olhe nos meus olhos”, de John Elder Robison; “Uma menina estranha”, de Temple Grandin; “O que me faz pular”, de Naoki Higashida; “Humor azul: o lado engraçado do autismo”, de Rodrigo Tramonte; e “Os labirintos percorridos por um aluno Asperger”, de Breno D. R. C. Araújo. Por fim, os grupos apresentaram suas discussões e propostas de ações para o contexto escolar: por exemplo, desenvolver mais empatia para com os colegas com TEA e ações de conscientização e vivências com outras turmas da escola. As trocas de conhecimento, experiências e reflexões dos estudantes tornaram este momento muito rico e proveitoso para todos.