Fique Ligado

Produtos de Limpeza

A Tabela Periódica

Material de Laboratório

Dicas Web

As Questões Ambientais

Os Raios Catódicos

Trabalhos dos alunos

Noticias on-line

A Preparação do Sabão

A Química na cozinha

Links

 <<<Voltar

 

 

   O Lixo 
 

 

 

Você Sabia que...

Cada brasileiro que viva até os 70 anos vai  produzir 25 toneladas de detritos.

 

SOBRE OS RESÍDUOS 
 

 

Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.

O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. Calcula-se que 30 % do lixo brasileiro fique espalhado pelas ruas nas grandes cidades.

Para a fabricação de uma tonelada de papel são consumidas 17 árvores. Com 40 quilos de papel velho se evita o corte de uma árvore.

 
O LIXO

É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.

 
O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo e o lençol d´água subterrâneo e também o ar, uma vez que é prática comum a queima do lixo em ruas, lotes baldios e lixões.

O QUE É COMPOSTAGEM

Processo biológico de decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. Este processo tem como resultado final um produto - o composto orgânico - que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. Há muito tempo é praticada no meio rural, utilizando-se de restos de vegetais e esterco animal.
O ATERRO SANITÁRIO
São Locais onde o lixo é confinado sem causar maiores danos ao meio ambiente. É um método em que o lixo é comprimido por intermédio de máquinas que diminuem o volume. Com o trabalho do trator, o lixo é empurrado, espalhado e amassado sobre o solo (compactação), sendo posteriormente coberto por uma camada de areia, o que minimiza odores, evita incêndios e impede a proliferação de insetos roedores.

CHORUME

Líquido malcheiroso e escuro produzido a partir da composição da matéria orgânica contida no lixo. É ácido e apresenta alto potencial contaminante, podendo poluir o solo e os lençóis de água subterrâneos, principalmente em locais de deposição não controlada de lixo, onde a grande quantidade desse líquido se infiltra facilmente no solo

O LIXÃO

São locais onde o lixo é depositado, em grande quantidade, sobre a superfície do solo e a céu aberto, sem qualquer controle sobre os efeitos danosos ao ambiente e a população causados por ele

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO

  JORNAIS   

Duas a seis semanas

 

EMBALAGENS DE PAPEL

  um a quatro meses

 

  GUARDANAPOS DE PAPEL

         três meses

 

PONTAS DE CIGARRO 

               dois anos

 

CHICLETES   

       cinco anos

 

              Náilon 

               30 a 40 anos

 

 

Sacos e copos plásticos

     200 a 450 anos

Latas de alumínio 

100 a 500 anos

 

      Tampas de          garrafas

100 a 500 anos

Pilhas  
              100 a 500 anos
 

Garrafas e  frascos(de vidro ou plástico)        

Indeterminado

 

 
Pneus

           Indeterminado